Glossário da Indústria Gráfica – Parte 3

A última parte do nosso glossário da indústria gráfica está no ar. Agora você conseguirá entender melhor alguns termos usados pelas gráficas e designers. Confira:

Off-set

A impressão off-set é feita em cilindros de borracha para transferência de tinta para o papel. É o único método de impressão em que a área da imagem e da não-imagem se encontram no mesmo plano.

Opúsculo

É um impresso composto por, no máximo, 48 páginas. Opúsculo também é o nome denominado para brochura ou folheto.

Orfã

É uma linha muito curta, geralmente final de palavra higienizada. Geralmente é considerada um defeito de paginação que deve ser evitado.

Página-mestra

É um layout de página que serve como base para a criação das demais páginas da publicação. É extremamente importante para o posicionamento de elementos fixos e repetitivos aparecerem no mesmo lugar, dando identidade ao material.

Pantone

É uma empresa que detém um padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão, ditando até mesmo tendências.

PPI

É um termo gráfico com medição de pixels por polegada.

Prova

É a primeira impressão de um material para analisar se tudo está certo. Nela visualizamos as cores utilizadas na arte e em mãos, que, se estiver correta, servirá como padrão para as demais impressões.

Reprint

É uma impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, utilizada internamente.

RGB

É o sistema de cores utilizados em televisores, monitores e escaners a partir de três principais: vermelho, verde e azul. A tradução é literal e vem de “red, green, blue”.

Sangria

Excesso de área impressa que ultrapassa o limite da área de corte, ela delimita onde a arte terminará.

Serifa

Sabe aquele “pézinho” nas extremidades de certos tipos de fontes? São chamadas de serifas. As letras serifadas foram inventadas no início da história da impressão.

Tiragem

Número total de impressão de um exemplar, com dados de edição e cópias.

Viúva

É a primeira linha de um parágrafo que fica sozinha no fim de uma coluna. Costuma-se evitar isso.

Agora já sabe bastante sobre o mundo gráfico? Confira os outros textos clicando nos links a seguir: parte 1 e parte 2. Caso sinta falta de algum termo, comente neste post!

Comente!!

comments

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]