Impressão & Design

O que é Impressão Digital? – TUDO sobre Impressão Gráfica Digital

O que é Impressão DigitalO que é Impressão Digital?

A impressão digital é o processo de impressão em que é necessário o controle de um computador. Assim, a impressão digital consiste na transferência de dados digitais do computador para a impressora, que passa diretamente para o papel.

A impressão digital é um dos métodos mais utilizados para a produção de materiais gráficos em geral. Permitindo a otimização de pequenas demandas e promovendo maior agilidade, a impressão digital tem muitos pontos em seu favor, como a constante inovação tecnológica.

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre quando devem ou não recorrer à impressão digital, quais são seus benefícios e onde encontrar o serviço de impressão digital com qualidade superior. Por isso, confira o artigo que a Futura Express preparou explicando tudo sobre o que é Impressão Digital. Confira!

O que é Impressão Digital?

Impressão Digital

A impressão digital consiste no registro de informações que são lidos por um computador como dados digitais. Logo, podemos concluir que a impressão digital é o processo em que não é necessária a gravação de uma chapa ou matriz para que a imagem seja passada para o papel. Nela, os dados do computador são transferidos diretamente para o papel por meio da impressora digital.

A partir da década de 1990, esse tipo de impressão começou a se tornar cada vez mais popular. Isso aconteceu devido ao avanço tecnológico das formas tradicionais de impressão gráfica, em sua grande maioria realizada através da impressão offset, que existe até os dias de hoje.

Contudo, diferentemente do offset, a impressão digital consegue realizar o trabalho de impressão gráfica para quantidades menores. Além disso, o processo digital é bem mais rápido que o offset, pois não tem toda a preparação de chapa e matriz, bem como suas manutenções, por exemplo. 

À medida que a impressão digital foi se desenvolvendo, materiais como plásticos, adesivos e vinil também passaram a ser utilizados como suporte. Além disso, a qualidade dos impressos aumentou significativamente, dando origem a novos produtos gráficos completamente únicos e de altíssima qualidade. 

Benefícios da Impressão Digital

Impressão Digital Exemplo

Alta qualidade de impressão

Há vários fatores benéficos em se adotar esse tipo de impressão. Um dos principais argumentos é a ótima qualidade que este método é capaz de produzir, graças aos avanços da tecnologia dentro do setor gráfico. 

Hoje não há nada que desafie a qualidade da impressão digital. Equipamentos atuais permitem uma excelente impressão em mídias diversas e ainda permite o uso de dados variáveis.

Versatilidade da Impressão Digital

A questão da versatilidade também é um fator benéfico. Afinal, equipamentos sofisticados permitem impressão em substratos diversos, como papéis lisos, foscos, cintilantes, texturizados, PVC, etc.

Existem também uma ampla variedade de gramaturas que podem ser utilizadas, podendo ser de até 300gr/m².

Custos reduzidos

Com o advento da impressão digital, foi possível a redução de custos, gerando maior economia. Isso ocorre pois, em impressões de pequena tiragem, é possível renovar materiais que precisam da correção de informações, por exemplo.

Por meio de uma nova impressão, o erro é corrigido. Esse caso não seria viável em uma impressão em larga escala, cujos impressos ficariam defasados e, provavelmente, seriam inutilizados.  

Impressão em Dados Variáveis

A Impressão de informações variáveis, conhecida como Dados Variáveis (Variable Data Printing – VDP) permite a utilização de uma infinidade de dados. Informações como textos, nomes, fotos, imagens, códigos de barras e QR Codes individualizam o impresso e tornam a propaganda sob medida.

A impressão digital permite, dentre tantas facilidades, a oportunidade de se criar conteúdos personalizados e diferenciados, especificando os materiais gráficos com dados variáveis. Cada impresso passa a ser único, assim como o cliente. 

Ao invés de produzir 10 mil impressões de um único documento, entregando uma única mensagem para 10 mil clientes, a impressão de dados variáveis permite imprimir 10 mil documentos diferentes com mensagens personalizadas para cada cliente.

Sendo assim, a impressão digital está cada vez mais inserida na realidade do setor gráfico atual, uma vez que este mercado demonstra a importância da comunicação segmentada, personalizada e individualizada.

BANNER BLOG EXPRESS CADERNOS - O que é Impressão Digital? - TUDO sobre Impressão Gráfica Digital

A Futura Express

A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.

Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.

Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.

Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!

Nara Silva
Nara Silva
Nara é estudante de Jornalismo, apaixonada pela análise de esportes e por livros, e faz parte da equipe de Marketing e Conteúdo da Futura Express e Futura Convites. A Nara adora sair com os amigos, sempre está disposta a ajudar o próximo e não dispensa uma boa xícara de café. Conheça mais os seus textos!

Leave a Reply