Please assign a menu to the primary menu location under menu

Design Gráfico

Conheça o Código de Cores Pantone

código de cores pantone

Você sabe como e quando usar o código de cores Pantone? Utilizada frequentemente na indústria gráfica pelos principais designers e pessoas que trabalham focados na criatividade, a PMS “Pantone Matching System” ou “Escala de Cores Pantone” tem como ponto positivo sua eficácia e eficiência. 

Escala de Cores Pantone

Mais do que um código de cores, a Pantone® é uma empresa com sede em Nova Jersey. Ela é amplamente conhecida por seu sistema de cores PMS (Pantone Matching System), que consiste em um sistema de identificação precisa de cores através da numeração. 

A escala de cores pantone é composta por um sistema numérico que identifica as cores de tinta com alta precisão, padronização e regularidade. Dessa forma, a intenção de cor de um projeto é transmitida de maneira muito mais confiável, uma vez que as cores não se submetem à subjetividade do ser humano.

A escala pantone possibilita a impressão de cores especiais, como metálicas e fluorescentes. Além disso, vale lembrar que a grande maioria das cores pantone não pode ser representada pelo sistema CMYK, que produz cores a partir da mistura de quatro pigmentos. Ou seja, as cores pantone são pigmentos únicos, que garantem uma fidelidade maior de cor nas impressões gráficas.

Em resumo, enquanto a escala CMYK trabalha com a mistura de quatro cores, a escala pantone se trata de cores exatas, cores prontas e impressas fora da composição CMYK. Por isso, para utilizar uma cor da escala pantone é preciso comprar a tinta correspondente e seguir à risca o guia de fórmulas. 

Código de Cores Pantone

Geralmente, as cores são representadas por códigos que possuem três a quatro números e uma letra. São elas:

  • C: Coated (revestido). Significa que o papel utilizado na impressão possui um revestimento especial;
  • U: Uncoated (não revestido). O papel utilizado não possui revestimento diferenciado;
  • M: Utilizado em impressões feitas em papéis foscos.

Existem milhares de cores que possuem seu código específico. Por exemplo:

O pantone amarelo 101 possui três variantes:

  • 101C: Utilizado em papel couchê;
  • 101U: Usado em papéis normais;
  • 101M: Utilizado em papel fosco.

Mesmo que seja um pequeno detalhe, este faz toda a diferença no resultado final do trabalho de impressão.

A Futura Express

A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.

Com mais de 20 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até os maiores projetos de comunicação visual.

Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.

Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!

Leave a Reply