O que é laminação e seus tipos?

Ao encomendar algum trabalho, você já foi perguntado se deseja um material laminado? Isso é muito comum quando um cliente deseja escolher modelos de convites, catálogos de moda, presentations, entre outros.

No entanto, o detalhe é saber a que os operadores da gráfica estão se referindo, pois muitas pessoas não sabem qual o significado disso. De qualquer forma, o processo é responsável por embelezar as impressões solicitadas e dar mais tempo funcional aos produtos. Veja mais sobre isso a seguir.

O que é laminação?

Laminar um papel é submetê-lo a uma camada de material plástico bem fino e transparente. O interessante é que existem três maneiras de se realizar tal procedimento, sendo que a forma adotada influencia no resultado final da impressão. São elas:

– Laminação a quente:

Consiste no processo em que o material é fornecido em bobinas. A aplicação da camada se dá com o auxílio de uma termolaminadora. A temperatura gerada do equipamento faz o elemento se unir ao papel.

– Laminação a frio:

Esta modalidade é a mais simples de todas, principalmente pelo fato de o adesivo já estar anexado ao material a ser impresso. A ausência de calor para esse mecanismo torna a laminação em questão mais fácil para a sua realização.

No entanto, é preciso deixar que profissionais qualificados façam esse serviço. Efetuá-lo de forma artesanal não é muito aconselhável por existir a possibilidade de o resultado não sair como o esperado.

– Aplicação líquida

Neste segmento, a produção conta com um método específico, no qual se utiliza uma tinta para dar cor à superfície do papel desejado pelo cliente. A função deve ser feita de maneira bastante cuidadosa para não pintar de forma que provoque manchas e borrões.

Quais são os tipos mais pedidos?

– Laminação fosca

Esta versão é ideal para quem deseja encomendar materiais empresariais, catálogos em geral (de moda, editoras, instrumentos), entre outros;

– Laminação brilho

O cliente que quer dar um destaque especial a algum álbum de fotos, adesivos personalizados e convites infantis podem optar por este tipo.

– Laminação soft touch

Ideal para capas duras, convites diversos e cardápios; a modalidade soft touch deixa o material com a textura mais aveludada.

Outros tipos de laminação:

Holográfico, high gloss, glitter, relevo e com aroma.

Por que fazer a laminação?

Além de deixar a impressão bastante sofisticada, o procedimento é usado para algumas finalidades que não servem somente para a estética do produto. Um dos objetivos é evitar o desgaste da impressão causado pelo próprio uso corriqueiro ou por alguma fricção. O desbotamento e ação do tempo também podem influenciar no estado do material.

A importância de uma laminação diferente

Nada mais inteligente que escolher um tipo de laminação que mostre os detalhes de uma impressão caprichada e que revele o bom gosto em acabamentos. A qualidade que o procedimento dá ao papel é algo notável e que valoriza muito o produto final.

Quer saber mais? Não deixe de acompanhar nossos conteúdos e acessar o nosso site. Temos uma equipe de atendimento para esclarecer suas dúvidas.

Comente!!

comments

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]