Pantone: saiba como e quando usar

Você sabe como e quando usar a escala de cores Pantone? Utilizada frequentemente na indústria gráfica pelos principais designers e pessoas que trabalham focados na criatividade, a PMS “Pantone Matching System” ou “Escala de Cores Pantone” tem como ponto positivo sua eficácia e eficiência. Entenda melhor sobre o tema Pantone, bem como os benefícios de sua utilização, como e quando usá-la.

Pantone: uma empresa

Antes de falarmos sobre a usabilidade da PMS, é importante introduzirmos sua origem e contexto. Na verdade, a famosa escala de cores é uma criação da Pantone Inc., oriunda de New Jersey, Estados Unidos, tendo sua fundação no ano de 1962.

O sistema de cores Pantone, além de ser presença certa no ramo gráfico, também é bastante utilizado em nichos como de plástico, têxtil e de tintas, por exemplo.

Pantone: cores específicas

A popularidade cada vez maior do Pantone está relacionada com os benefícios que este sistema de cores promove aos seus usuários. Além da obtenção de cores específicas e personalizadas, a utilização da escala de cores Pantone revela também ampla fidelidade destas cores.

Pantone e CMYK : diferenças

Sabemos que além da escala Pantone, os designers e criadores de materiais gráficos costumam utilizar também o padrão CMYK – Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black /Key). São cores sequenciais, chamadas de básicas, utilizadas sobretudo em impressões de sistemas em quadricromia, principalmente de fotos coloridas.  A partir da mistura destas cores básicas, são criadas outras nuances.

Quanto ao Pantone, estamos nos referindo a cores prontas com exatidão, chegando a cerca de 1100 cores diferentes.

Como usar Pantone?

Quando falamos no uso do Pantone no que diz respeito à impressão gráfica, devemos nos atentar a alguns detalhes demasiadamente importantes.

Primeiro, é preciso encontrar na escala Pantone a nomenclatura corresponde a cor que você pretende usar. Para tanto, verifique se a escala de cores está atualizada e ao imprimir o trabalho, busque a ajuda de uma gráfica que esteja antenada com o padrão de cores Pantone, como a Futura Express, por exemplo, caso contrário, o resultado poderá ser frustrante.

Além disso, para garantir a fidelidade de tons e cores, a impressão via de regra, deve ser em offset.

[Leia mais] Psicologia das cores: cada cor em seu Lugar

Quando usar Pantone?

Uma dúvida recorrente é quando usar Pantone. Dentre as várias incitações neste sentido, podemos destacar situações onde por exemplo, uma imagem colorida CMYK necessita do acréscimo de uma cor especial específica cujo este padrão não é capaz de representá-la.

Material gráfico impresso entre 1 até 3 cores, por exemplo, também tem como indicação o uso do Pantone, para baratear o processo.

Outra hipótese para o uso do Pantone seria casos onde o trabalho produzido, como por exemplo uma logomarca, foi concebida numa cor específica para sua impressão, que só pode ser obtida por meio da escala de cores Pantone.

Também quando se necessita fidelização contínua de uma cor, como mostruários de cores de produtos e etc.

Com o tempo, você naturalmente irá identificar os casos onde somente com o uso da escala Pantone conseguirá o efeito de cores desejado.

Você costuma usar Pantone? Em quais situações e projetos têm utilizado? Precisa de materiais gráficos impressos com o máximo de qualidade? Então fale agora mesmo com a equipe da Futura Express!

Comente!!

comments

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]