Os principais tipos de panfletos são: panfletos para eventos; os panfletos informativos; panfletos comerciais; panfletos de aviso e panfletos coloridos. Além disso, os panfletos podem ser impressos somente na frente ou impresso frente e verso.
Você sabe quais são os principais tipos de panfletos? A Futura Express preparou este artigo com tudo sobre panfletos para te ajudar na hora de escolher a melhor forma de realizar a divulgação de sua empresa ou evento. Vamos lá?
Como surgiu os Tipos de Panfletos?
![Exemplos de Tipos de Panfletos (2)](https://www.futuraexpress.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/Exemplos-de-Tipos-de-Panfletos-2.jpg)
Os panfletos surgiram no século XIII, na circulação de um poema de amor em latim anônimo na Inglaterra. Esse poema se chamava ‘“Pamphilus seu de amore”, que se popularizou e ficou conhecido como Pamphlet, em inglês.
A palavra pamphlet era utilizada para se referir aos textos menores da época, diferentes dos livros manuscritos. Em contrapartida, no português, a palavra foi traduzida para panfleto, que nada mais era do que um folheto utilizado para divulgação.
Os principais objetivos de um panfleto são:
- Ser uma referência para os serviços/produtos oferecidos por uma organização;
- Auxiliar na melhoria da credibilidade da empresa através do apoio aos esforços de vendas;
- Geração de leads;
- Criação de canais de comunicação com possíveis consumidores;
- Motivação dos clientes agir, através do contato, compra do serviço/produto, etc.
Como criar um Panfleto?
![Exemplos de Tipos de Panfletos](https://www.futuraexpress.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/Exemplos-de-Tipos-de-Panfletos.jpg)
1. Decidir o propósito central e a estratégia do panfleto
Para que o panfleto atinja os resultados esperados, é necessário que haja todo um planejamento estratégico para a criação, desenvolvimento e distribuição dos mais diversos tipos de panfletos.
Durante o planejamento, são determinados aspectos como a definição do público-alvo, qual a mensagem e o valor a serem transmitidos, orçamentos, número de peças, entre outros. Assim, todas essas informações irão auxiliar o profissional que precisa expressar a identidade visual da marca.
2. Legibilidade
Um panfleto muito grande ou que seja muito complexo dificilmente irá prender a atenção do leitor. Por isso, todas as informações no panfleto precisam ser sucintas e a linguagem também deve ser simples e objetiva.
3. Definir a ordem das informações
Como os panfletos possuem limite de espaço, a primeira seção deve prender a atenção do leitor. Caso contrário, este não terminará de ler o material. Por isso, é importante que sejam incluídas somente as principais informações. Tudo o que for um diferencial da empresa deve ser citado primeiramente.
4. Escolher cores que destacam
As cores escolhidas para os vários tipos de panfletos precisam de impactar visualmente o leitor. Além disso, é primordial que as cores sejam as mesmas da paleta de cores da identidade visual da marca, incorporando outras complementares.
5. Utilizar imagens coerentes
É fundamental que sejam utilizadas imagens consistentes e complementares à escala de cores em todo o panfleto. Além disso, estas imagens precisam ser relevantes e bem integradas ao design geral, além de estarem relacionadas ao texto do panfleto.
6. Utilizar textos de vendas
O uso de termos técnicos podem tornar a compreensão do que está sendo dito no panfleto muito mais difícil. Por isso, a utilização dos textos de vendas – que são textos específicos produzidos por especialistas em publicidade – é a melhor opção para se utilizar nos mais diversos tipos de panfletos.
7. Deixe o texto visualmente compreensível
Ao incluir espaços brancos no panfleto, o design se torna muito menos confuso. Por isso, a utilização de listas no lugar de textos, uso de mais imagens e exclusão de textos que sejam desnecessários são estratégias para deixar o texto do panfleto visualmente compreensível.
8. Inclua todas as informações para contato
Deixe visível no panfleto a seção onde estão as informações de contato, para não correr riscos de possíveis clientes não conseguirem encontrá-las. Por isso, deixe destacado:
- Nome da empresa;
- Site;
- E-mail;
- Contas de redes sociais;
- Número de telefone;
- Endereço.
Tipos de Panfletos
Existem vários tipos de panfletos que podem ser utilizados nas mais diversas situações. São eles:
Tipos de Panfletos – Eventos
![Panfletos de Eventos](https://www.futuraexpress.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/Panfletos-de-Eventos.jpg)
São os panfletos mais criativos em layout, mensagem, etc. Esses panfletos se adequam de acordo com o público-alvo dos promotores do evento, possuindo um texto convidativo e imagens consistentes com o que está sendo divulgado.
Esse tipo de panfleto é encontrado, principalmente, em anúncios de casas de festas ou bares. Além disso, eles possuem fontes de texto maiores, com palavras em destaque e cores marcantes.
Tipos de Panfletos – Informativos
![Panfletos Informativos](https://www.futuraexpress.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/Panfletos-Informativos.jpg)
Nesse tipo de panfleto a prioridade é a informação a ser transmitida. Por esse motivo, não é muito recomendado o uso de imagens, uma que vez estas podem tirar o foco do texto, que é o principal.
Geralmente, o design é mais simples e, se a mensagem for mais extensa, ela é disposta em formato vertical. No entanto, caso ela seja mais curta, utiliza-se o formato horizontal, visando a centralização do texto e, consequentemente, a melhor visualização deste.
Tipos de Panfletos – Comerciais
![Panfletos Comerciais](https://www.futuraexpress.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/Panfletos-Comerciais.jpg)
Esse tipo de panfleto é o mais comum entre os grandes e pequenos negócios. Nesse caso, é importante que o panfleto seja planejado para ser visualmente estético para que o leitor se identifique com a marca e adquira o serviço ou produto oferecido.
Nesse caso, o layout é totalmente personalizado e possui a logomarca e as cores da empresa, de forma que todos possam identificá-la facilmente. Além disso, a mensagem é curta e direta e os contatos da empresa se encontram em destaque.
Tipos de Panfletos – Aviso
![Panfletos de Avisos](https://www.futuraexpress.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/Panfletos-de-Avisos.jpg)
Os panfletos de aviso são mais utilizados em empresas internamente, como forma de se comunicar com seus colaboradores. Além disso, esse tipo de panfleto possui uma mensagem simples, breve e uma imagem ilustrativa.
Tipos de Panfletos – Coloridos
![Panfletos Coloridos](https://www.futuraexpress.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/Panfletos-Coloridos.jpg)
Esse tipo de panfleto é o mais comum em salas de espera, recepções e locais com grande circulação de pessoas.. Nesses casos, os panfletos são feitos com cores marcantes, para que despertem a atenção, fazendo com que a pessoa se interesse e adquira um panfleto para si.
Tipos de Panfletos – Frente e Verso X Só Frente
Os principais tipos de panfletos que podemos observar são os panfletos frente e verso, em que há design e informações na frente e no verso do papel, e o panfleto só frente, que possui tudo em somente uma página.
Para que os panfletos sejam bem trabalhados e efetivos em sua comunicação ao público alvo, é preciso se ater ao fato de que a qualidade de impressão está ligada ao sistema de cores empregadas na impressão.
Existem alguns termos gráficos que dizem respeito das cores de tipos de impressão em panfletos. São eles:
- 1×0: O produto gráfico é impresso em uma única cor em um dos lados e outro não possui impressão. São as impressões de panfletos preto e branco em um dos lados e o verso em branco.
- 1×1: Neste caso, há a impressão preto e branco na frente e no verso.
- 4×0: É o caso de impressão em que um dos lados é colorido (sistema CMYK), e o verso se encontra sem impressão – em branco.
- 4×1: É a impressão em que um dos lados é colorido e o verso é impresso em preto e branco.
- 4×4: Na impressão de panfletos 4×4, o produto é impresso colorido na frente e no verso, seguindo o padrão CMYK.
Para se definir qual panfleto é melhor, se é o impresso somente frente ou impresso frente e verso, deve-se nortear a escolha de acordo com os objetivos da comunicação, além de observar da quantidade de informações disponíveis para colocar no material.
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