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Materiais Gráficos

O que é Panfleto? – Definição e Passo a Passo para criar um Panfleto!

O que é PanfletoO que é Panfleto

O panfleto é um material de divulgação de produtos, serviços, eventos ou de informações que é feito de papel, com design e mensagem simples e objetivos, geralmente no formato A5 ou A6.

Você sabe o que é panfleto? A Futura Express preparou este artigo com tudo sobre panfletos para te auxiliar na hora de escolher a melhor forma de realizar a divulgação de sua empresa ou evento. Vamos lá?

O que é Panfleto?

Os panfletos surgiram no século XIII, na circulação de um poema de amor anônimo em latim na Inglaterra. Esse poema se chamava ‘“Pamphilus seu de amore”, que se popularizou e ficou conhecido como Pamphlet, em inglês.

A palavra pamphlet era utilizada para se referir aos textos menores da época, diferentes dos livros manuscritos. Em contrapartida, no português, a palavra foi traduzida para panfleto, que era um folheto utilizado para divulgação.

Atualmente, o conceito de o que é um panfleto é mais amplo e genérico. O material costuma ser feito em grandes quantidades e de forma bem simples. Geralmente, o panfleto é produzido em folhas de papel em tamanho A5 ou A6. 

O que é Panfleto – Objetivos 

Panfletos (6)
  • Referência para os serviços/produtos oferecidos por uma organização;
  • Melhoria da credibilidade da empresa através do apoio às vendas;
  • Geração de leads;
  • Criação de canais de comunicação com possíveis consumidores;
  • Motivação para os clientes agirem e adquirirem o serviço/produto.

O que é Panfleto? – Passo a passo para criar 

1. Definição do Propósito Central e Estratégia 

Panfleto (1)

Para que o panfleto atinja seus objetivos, é necessário que seja feito um planejamento estratégico para a criação, desenvolvimento e distribuição dos mais diversos tipos de panfletos.

No planejamento serão determinados aspectos como a definição do público-alvo, o propósito central, a mensagem e o valor a serem transmitidos, orçamentos, número de peças, entre outros. Todas essas informações irão auxiliar no processo de criação.

2. Foco na Legibilidade

Um panfleto muito grande, ou que seja muito complexo, dificilmente irá prender a atenção do leitor. Por isso, todas as informações no panfleto precisam ser breves e a linguagem também deve ser simples e objetiva.

3. Definição da Ordem das Informações

Como os panfletos possuem limite de espaço, a primeira seção deve prender a atenção do leitor. Caso contrário, este não terminará de ler o material. Por isso, é importante que sejam incluídas somente as principais informações. Tudo o que for um diferencial da empresa deve ser citado primeiramente.

4. Escolha de Cores 

As cores para os panfletos precisam de impactar visualmente o leitor. Além disso, é essencial que as cores sejam as mesmas da paleta de cores da identidade visual da marca, para que o panfleto seja associado à empresa.

5. Utilização de Imagens Coerentes

É fundamental que sejam utilizadas imagens coerentes e complementares à escala de cores em todo o panfleto. Além disso, essas imagens precisam ser relevantes e bem integradas ao design geral, além de estarem relacionadas ao texto do panfleto.

6. Utilização de Textos de Vendas 

O uso de termos técnicos podem tornar a compreensão do que está sendo dito no panfleto muito mais difícil. Por isso, a utilização dos textos de vendas – que são textos específicos produzidos por especialistas em publicidade – é a melhor opção para se utilizar nos mais diversos tipos de panfletos.

7. Manter a Compreensão Visual

Panfletos (4)

Incluir espaços brancos no panfleto torna o design muito menos confuso, mais visualmente compreensível. Por isso, a utilização de listas no lugar de textos, uso de mais imagens e exclusão de textos que sejam desnecessários são formas de tornar o texto do panfleto mais claro de se visualizar.

8. Disponibilização das Informações de Contato

É preciso que esteja visível no panfleto todas as informações de contato, para não correr riscos de possíveis clientes não conseguirem encontrá-las. Por isso, deve estar destacado:

  • Nome da empresa;
  • Site;
  • E-mail;
  • Contas de redes sociais;
  • Número de telefone;
  • Endereço.

A Futura Express

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