Quais os tipos de encadernação?

Há vários métodos e tipos de encadernação aplicados sobretudo em livros, revistas e catálogos, com o intuito de facilitar o manuseio e de unir as suas páginas.

É muito comum também o uso da encadernação para a entrega de trabalhos de faculdade ou colégio, confecção de apostilas, e também de documentos de empresas em geral. Mas a encadernação não se resume apenas nisso, há ainda uma extensa gama de possibilidades onde os tipos diferentes de encadernação podem ser aplicados, para propiciar um aspecto diferenciado no design dos materiais, bem como para propiciar o melhor acabamento dos produtos. Veja a seguir, os principais tipos de encadernação disponíveis no mercado.

Tipos de encadernação: Canoa ou Dobra e Grampo

Exemplo de encadernação

O método canoa de encadernação consiste em grampear as folhas, sendo utilizado principalmente em revistas. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende à capa por meio de grampos. Não é muito indicado para volumes com muitas páginas, nem para papéis de alta gramatura, pois isto dificulta a dobra prejudicando do acabamento.

Encadernação com grampos

Tipos de encadernação: Lombada Quadrada com Capa Flexível ou Capa Dura

Modelo encadernação lombada

A encadernação com lombada quadrada pode ter seu miolo colado de diversas maneiras, em métodos mais tradicionais através de costura ou com tela, mas atualmente são mais empregados métodos com cola como Hot Melt ou PUR.

Na encadernação com costura, as folhas de cada caderno são unidas por costura na dobra do formato aberto e só então os cadernos são reunidos, lado a lado, com o uso da cola. Mais resistente e de custo maior, a técnica é adequada para impressos com mais de 200 páginas (total sendo múltiplos de quatro) que exijam apresentação mais nobre ou destinada a grande manuseio (como livros didáticos).

[Leia mais] Como escolher o papel adequado para o impressão

Na técnica com tela, de maior custo e o mais resistente de todos, inclui, além da costura, a aplicação de uma tela para reunir todos os cadernos, juntamente com a cola. É usado em edições de luxo e em volumes grandes ou destinados a intenso manuseio (dicionários, Bíblias, etc). O número total de páginas tem de ser múltiplo de quatro.

Já nos processos com cola HotMelt ou PUR, as colas são aplicadas à quente, não é necessário dobras, pode-se fazer com as folhas soltas (o número total de páginas precisa ser par). Quando o papel utilizado no miolo é mais encorpado, é comum a aplicação de vinco na capa, em torno de 5mm de distância da lombada. Adequada para revistas mensais, com volumes entre 40 e 200 páginas.

A capa das encadernações com lombada podem ser flexíveis ou também com capa dura.

Lombada Quadrada com Capa Flexível

Modelo de encadernação flexível

Lombada Quadrada com Capa Dura

Encadernação lombada

Tipos de encadernação: Espiral

Um dos mais populares tipos de encadernação se dá por meio da técnica espiral. Para tanto, são feitos furos mecânicos nas folhas e na capa, introduzindo-se nos buracos o espiral normalmente plástico. Por ser um material mais econômico é muito utilizado principalmente para apostilas e materiais didáticos.

Modelo de encadernação com espiral

Um dos mais populares tipos de encadernação se dá por meio da técnica espiral. Para tanto, são feitos furos mecânicos nas folhas e na capa, introduzindo-se nos buracos o espiral normalmente plástico. Por ser um material mais econômico é muito utilizado principalmente para apostilas e materiais didáticos.

Suporta até 400 folhas em gramatura fina, pode ter além de capas impressas, sobre-capas plásticas em acetato ou pvc.

Encadernação com espiral e capa

Tipos de encadernação: Wire-o

Encadernação duplo anel

A encadernação por meio do wire-o (duplo anel) é apontada como uma evolução do tradicional sistema de encadernação em espiral. É um arame metálico, mais robusto e sofisticado, onde os furos são quadrados. É muito comum seu uso em cadernos e também calendários, tem ampla versatilidade de permitir diferentes tipos de gramaturas de papéis.

É um método que cai exatamente no gosto e necessidades de designers, na produção de portfólios e também catálogos de produtos de empresas e prestadores de serviços em geral.

Permite uma quantidade variada de folhas, de 10 folhas até 300 folhas de baixa gramatura. Cores usuais: Branco, Prata e Preto.

Este tipo de encadernação permite além do uso de capas flexíveis, o uso de capas dura,  que  deixam o material final muito mais resistente e profissional.

Modelo de encadernação para agendas

Lembre-se que para qualquer tipo de encadernação escolhida, é necessário prever uma margem de segurança próxima da área onde será a encadernação, para não sobrepor imagens ou textos.

[Leia mais] Como escolher um fornecedor de produtos gráficos

A Futura Express conta com a mais alta tecnologia e possui o melhor tipo de encadernação, sempre indo ao encontro da real necessidade de seus clientes.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba qual o tipo de encadernação mais indicado para o seu trabalho e tenha o melhor acabamento do seu livro, apostila, revista, calendário e demais materiais gráficos.

Comente!!

comments

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]