Empreendedorismo

O que é Briefing? – Aprenda qual o significado e como montar um Briefing passo a passo!

O que é BriefingO que é Briefing?

O briefing é um documento feito pela equipe de marketing ou publicidade em conjunto com o cliente que deseja executar um projeto. Esse documento traz informações à respeito deste cliente e também sobre como o projeto será desenvolvido.

O termo briefing marca presença constante na vida de profissionais que desempenham as mais diversas atividades, sobretudo aquelas relacionadas com comunicação, designers, produtores de conteúdo, materiais gráficos, entre outros.

É por meio do briefing que podemos reunir o máximo de informações que nos servirão de guia para que o trabalho solicitado seja exatamente de acordo com o desejo do cliente. Por isso, existem alguns aspectos que fazem com que um briefing seja elaborado da melhor forma. Mas você sabe o que significa briefing?

Pensando nisso, a Futura Express preparou este artigo explicando tudo sobre o que é briefing e como montar um briefing passo a passo, com todos os elementos que não podem faltar! Vamos lá?

O que é Briefing?

O briefing é uma ferramenta de marketing bastante utilizada por profissionais de publicidade, administração, design, marketing, e muitas outras. O significado de briefing em inglês é “instruções”, e seu objetivo é a montagem de um documento que possua um resumo ou um guia com todas a informações necessárias para o desenvolvimento de um projeto.

A consulta ao briefing é essencial para que uma tarefa seja realizada. Além disso, ele pode ser revisado e consultado sempre que necessário. Por isso, é primordial que o briefing possua todos os dados precisos para que o projeto seja executado sem complicações.

O briefing abrange, em um só documento, as ideias do cliente para a execução de uma tarefa, como por exemplo:

  • Criação de um site;
  • Campanha de marketing;
  • Criação de uma peça publicitária;
  • Desenvolvimento de uma identidade visual;
  • entre outros.

Em resumo, classificamos o briefing como sendo um verdadeiro manual de instruções para que os responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto se guiem durante toda a realização. 

Esse conjunto de informações é obtido diretamente com o cliente, através de um conjunto de perguntas feitas pelos responsáveis, que falaremos mais à frente.

Importância do Briefing

O briefing possui um grande conjunto de vantagens para uma empresa. Entre elas podemos citar:

  • Organização: Como citado anteriormente, o briefing reúne os principais dados sobre uma empresa cliente, que serão utilizados durante a realização da tarefa requisitada;
  • Direção: Todos os dados obtidos pelo briefing são essenciais para que a equipe saiba qual rumo seguir durante a execução do projeto, sem correr risco de estagnar a produção por falta de inspiração;
  • Aumento da Produtividade: Quando a equipe de marketing tem o máximo de dados possível de uma empresa, esta consegue corresponder às expectativas do cliente e a sua produtividade também é aumentada;
  • Planejamento: O briefing também facilita o planejamento, pois é essencial para definir bem como será todo o processo, diminuindo o risco da ocorrências de erros.

No entanto, o briefing precisa ser feito com excelência caso se deseje alcançar as vantagens descritas acima. 

Informações necessárias em um Briefing

Briefing Significado

Depois de entender melhor o que é briefing e a sua importância, é necessário agora montar o documento. Para isso, existem algumas informações que são essenciais e que não podem ficar de fora do briefing. São elas:

Objetivos 

Esta é uma das principais etapas da criação do briefing. É preciso entender por completo o objetivo do cliente com a demanda requerida por ele e saber quais são os lugares que pretende alcançar através do projeto que será realizado. Além disso, este objetivo irá guiar toda a equipe de marketing durante a execução da tarefa.

Público-alvo

Muitas empresas não possuem um público-alvo definido, o que precisa ser resolvido em conjunto com a equipe de marketing, para assim guiar todos os passos durante o desenvolvimento do projeto, adequando-o de acordo com o perfil do consumidor final.

Concorrência

A análise dos concorrentes é muito importante, pois ela cria um parâmetro que faz com que o cliente se expanda cada vez mais, conhecendo aqueles que disputam diretamente com ele no mercado. Por isso, a criação de uma lista de concorrentes faz com que fique conhecido qual deve ser o nível do projeto realizado. 

Orçamento

Essa informação, mesmo que desconfortável, é extremamente necessária. Afinal, a equipe precisa de saber quais serão os recursos disponíveis para a realização do projeto. Saber do capital disponível facilita a determinação do serviço. O melhor é que se adapte o projeto ao valor disponível, mantendo sempre a qualidade.

Prazos

O melhor é que, independente do projeto, sejam determinadas datas de entrega para cada uma das fases do projeto. Além disso, é muito importante definir prazos que sejam viáveis, sem prejudicar a qualidade do projeto por conta do tempo. 

Coleta de Materiais

Também é importante que a equipe de marketing reúna materiais como manual de marca da empresa, peças e materiais gráficos já desenvolvidos e tudo o que possua a identidade visual da empresa, para que esta seja mantida, a não ser que a mudança total seja um desejo do cliente.

Objeções

Além de recolher as informações com todos os gostos e objetivos, também é preciso reunir as informações com tudo o que o cliente não gosta e não deseja inserir no projeto de forma alguma. Afinal, o objetivo é atender às expectativas e não frustrar o cliente trazendo no projeto algo que o desagrade.

5 Perguntas Importantes em um Briefing

Existem algumas questões que não podem faltar para que o briefing seja elaborado da melhor forma, otimizando assim todo o fluxo do trabalho, desde o tempo de produção, até o valor final.

1. O quê?

Um cliente chegou e este é o momento exato de você questionar qual tipo de produto ele necessita, o que ele pretende, etc. Este é um bom momento para que se demonstre os diferenciais de seu trabalho e o que você poderá agregar para que ele tenha o melhor material gráfico.

2. Por quê?

É hora de aprofundar as intenções do cliente por meio do briefing e fazer a pergunta chave: Qual é o objetivo do projeto? Supondo que se trata da recriação de um design, procure entender o que motiva o cliente a investir nessa mudança.

Já se for uma nova empresa, em busca de uma logomarca, é importante questionar o cliente acerca de maiores detalhes sobre a empresa, do que se trata o negócio, se já existe um slogan, etc.

3. Como?

É o momento de selecionar as preferências e aquilo que o cliente não quer de forma alguma. Sendo assim, para um briefing mais otimizado, pergunte se existe um estilo que o cliente prefira seguir como referência, assim como em quais marcas ele se inspira, etc. 

Quanto às referências, tenha em mente que elas dialogam também com o público que o cliente pretende atender, bem como a ideia e experiência que se pretende passar a este público.

4. Onde?

Qual local este material será inserido? Qual o público alvo? São perguntas essenciais que podem até mesmo direcionar o estilo e até mesmo cores do material. As variações são muitas, como por exemplo o público adulto e infantil, poder aquisitivo, etc.

5. Quando?

O prazo de entrega é outra pergunta essencial. Afinal, é com o tempo estipulado que você poderá se organizar e focar no desenvolvimento do trabalho.

Modelo de Briefing

Vale lembrar que não há um modelo de briefing universal que pode ser utilizado em todos os casos. Existem inúmeros modelos, cada um para um tipo de projeto e ser desenvolvido.  Além disso, o briefing para a criação de uma marca é totalmente diferente do briefing para a criação de um site, por exemplo. 

Contudo, existem certas perguntas que podem ser feitas para mais de um tipo de projeto. Para você entender de vez o que é briefing, veja a seguir um modelo de briefing utilizado para a criação de uma marca:

Projeto:

Cliente:

Número de funcionários da empresa:

Sobre a Marca

1.   Produto/serviço a ser desenvolvido;

2.   Descrição do produto/serviço;

3.   Objetivos e visão do projeto;

4.   Mensagem a ser transmitida pelo produto/serviço;

5.   Definir a marca com três adjetivos;

6.   Expectativa para o projeto;

7.   Definir onde a marca será utilizada;

8.   Público-alvo e o mercado-alvo;

9.   Principais concorrentes.

Perguntas adicionais

  • Possui logo anterior? Caso positivo, quais motivos levam à mudança? (Solicitar a logo antiga).
  • Qual o nome que será escrito na logo?
  • Possui algum slogan? Pretende incluir o slogan na nova marca?
  • Tem preferência de cores?
  • Possui algum estilo diferente ou algo que pretende incluir na composição?
  • Mencione três logos que são referência. (Solicitar, caso positivo, que seja enviado em anexo).
  • Existe alguma observação adicional que seja importante no projeto? 
  • Existe alguma condição especial ou restrição que influencie no projeto?

Prazo

  • Qual o prazo disponível para criação do projeto? Alguma data específica?

O modelo acima é muito utilizado por agências de marketing e publicidade. Contudo, vale lembrar que um bom briefing é construído por meio de um diálogo, onde todas as informações serão recolhidas diretamente com o cliente.

A Futura Express

A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.

Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.

Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.

Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!

Nara Silva
Nara Silva
Nara é estudante de Jornalismo, apaixonada pela análise de esportes e por livros, e faz parte da equipe de Marketing e Conteúdo da Futura Express e Futura Convites. A Nara adora sair com os amigos, sempre está disposta a ajudar o próximo e não dispensa uma boa xícara de café. Conheça mais os seus textos!

Leave a Reply