Impressão & Design

Psicologia da Cores – Aprenda tudo sobre o significado de cada cor para a mente humana!

Psicologia das CoresPsicologia das Cores

A psicologia das cores é o estudo realizado que visa a compreensão do comportamento humano frente às cores existentes, bem como o efeito que cada uma delas produz nas pessoas. 

Você já ouviu falar em Psicologia das Cores? É um estudo que tem o objetivo de entender como o ser humano se comporta em relação a cada uma cada cores. Contudo, existem diversas cores que causam os mais variados efeitos na mente humana.

Pensando em esclarecer as dúvidas que podem surgir sobre o assunto, a Futura Express preparou este artigo explicando o que é Psicologia das Cores. Vamos lá?

O que é Psicologia das Cores?

A psicologia das cores é o estudo que tem como objetivo entender como o ser humano se comporta no que diz respeito às cores que existem. Sendo assim, são analisados os efeitos que cada cor produz nos seres humanos, como emoções, sentimentos, vontades, etc.

Compreender e aplicar a psicologia das cores é fundamental para transmitir algumas informações. Por isso, marcas e empresas necessitam de saber todos estes aspectos para alcançar suas metas de marketing.

Características observadas na Psicologia das Cores

Segundo o estudo, cada cor produz um efeito distinto nos seres humanos. Por isso, é essencial compreender como elas podem ser utilizadas. Sendo assim, alguns aspectos e características desses efeitos precisam ser observados. Tais como:

  • Dimensão: dependendo a cor utilizada, a pessoa pode ter a percepção do ambiente afetada, como ter a sensação de estar em um local maior ou menor, apesar de ambos possuírem o mesmo tamanho;
  • Peso: a cor também pode afetar na impressão de peso que um certo objeto aparenta, fazendo com que este pareça mais leve ou mais pesado;
  • Iluminação: a cor diz respeito à absorção de luz, que varia de acordo com cada uma delas. Logo, dependendo da cor utilizada, um ambiente ou objeto pode aparentar ser mais claro ou escuro;
  • Temperatura: outra característica a ser observada é a temperatura que, dependendo da cor, pode transmitir a impressão de um ambiente mais frio ou mais quente;   
  • Simbolismo: aspecto mais pessoal, cada cor pode possuir uma ideia ou significado para uma pessoa. Contudo, isto varia de acordo com as experiências de cada um;
  • Emoção: as cores afetam de forma direta as emoções despertadas em uma pessoa, influenciando seu humor, motivação, estado de espírito, etc;
  • Recordação: da mesma forma que sentir algum cheiro específico pode trazer uma recordação, a visualização de certas cores pode estar relacionada a lembranças vividas. Contudo, esse aspecto também é pessoal e varia de acordo com cada indivíduo.

Psicologia das Cores 

Azul 

cor AZUL

O azul é uma cor que abrange tanto o público masculino quanto feminino. Diversas pesquisas realizadas por profissionais que estudam a psicologia das cores apontam que a cor azul é a favorita quando perguntados sobre sua preferência. Além disso, as pesquisas apontam que a taxa de rejeição para esta cor é a mais baixa dentre todas.

A cor azul é uma cor fria – a que mais transmite essa sensação dentre todas. Isso se dá devido à visualização de tons azuis no gelo e na neve, bem como à pele humana que se torna azulada quando exposta ao frio.

Segundo a psicologia das cores, o azul transmite sensações de segurança e confiança. Além disso, a cor azul pode causar a impressão de espaço aberto e transmitir a ideia de passividade.

Principais associações da cor azul:

Segurança, confiança, verdade, sinceridade, tecnologia, credibilidade, estabilidade, independência, intelectualidade, harmonia, conservadorismo e espaço.

Vermelho

cor VERMELHO

O vermelho é a cor mais carregada emocionalmente. Isso acontece devido a esta cor  transmitir valores totalmente opostos um ao outro, como por exemplo: bem e mal, amor e guerra. 

A cor vermelha é um símbolo categórico do fogo e do sangue. Além disso, o vermelho representa paixão e amor, bem como está associado ao ódio, raiva, agressividade e más intenções. Por isso, o vermelho é considerado a cor mais intensa na psicologia das cores.

O vermelho é a uma cor quente – sendo a que mais expressa a ideia de cor. Isso acontece pois o fogo, apesar de possuir diversas cores, possui o vermelho em sua composição. Além disso, os metais, quando aquecidos, se tornam majoritariamente vermelhos.

Principais associações da cor vermelha:

Emoção, calor, coragem, intensidade, paixão, impulso, amor, guerra, perigo, violência, poder, atração, energia, controle, conquista e excitação.

Amarelo

cor AMARELO

Na psicologia das cores, o amarelo é tido como uma das cores mais alegres, que remetem à recreação, otimismo e disposição. Além disso, a cor amarela é extremamente chamativa, sendo utilizada para o alerta sobre perigos, para advertências e sinalizações em geral.

O amarelo também pode transmitir algumas conotações negativas, como a inveja, egoísmo, ciúme e hipocrisia. Contudo, o amarelo utilizado para remeter a esses sentimentos é diferente do que conhecemos, pois se trata de um tom pálido e meio esverdeado de amarelo.

A cor amarela é uma cor otimista e ensolarada, sendo a mais utilizada para se remeter a momentos felizes. Isso acontece devido ao Sol ser majoritariamente amarelo, bem como seu amanhecer e entardecer, momentos que carregam alegria consigo.

Principais associações da cor amarelo:

Alegria, energia, advertência, iluminação, euforia, espontaneidade, juventude, animação, inveja, ciúmes, engano, saúde, esperança, calor, descontração, expectativa e perigo.

Verde

cor VERDE

O verde é a cor que representa a vida, a saúde, a natureza, a consciência ambiental. Isso acontece devido a toda a natureza e vida vegetal possuírem a tonalidade verde. Além disso, a cor verde simboliza a fertilidade e a riqueza, sendo a cor que representa o dinheiro, apesar de algumas cédulas possuírem cores diferentes.

O verde também é a cor utilizada para se referir a algo imaturo, como por exemplo frutas verdes. Além disso, o termo também é utilizado para tratar de todos os estados de imaturidade: alguém “verde” é alguém imaturo, que ainda tem muito o que aprender.

A cor verde também é utilizada para retratar a liberdade, o acesso livre. Além disso, o verde é associado à juventude, muito pelas ideias de liberdade e imaturidade que a cor carrega.

Principais associações da cor verde: 

Natureza, saúde, paz, segurança, tranquilidade, serenidade, felicidade, riqueza, vida, harmonia, juventude, humor, estabilidade, equilíbrio, divertimento, fertilidade, amizade e sorte.

Laranja

cor laranja

A cor laranja possui pouca expressão dentro da psicologia das cores, pois ela está bem próxima de duas cores com amplo destaque: vermelho e amarelo. O laranja remete à diversão, ao lúdico e à sociabilidade.

O laranja também simboliza a iluminação, possuindo um caráter intrusivo, de certa forma. Por isso, durante muito tempo, a cor laranja foi exaustivamente utilizada na publicidade e no marketing. No entanto, devido ao excesso, muitos evitaram sua utilização.

Principais associações da cor laranja: 

Lucidez, calor, energia, iluminação, saúde, vibração, recreação, sociabilidade, fogo, alegria, fertilidade, luxo, senso de humor, competição, entusiasmo e cítrico.

Violeta

cor violeta

A cor violeta é obtida através da mistura das cores vermelho e azul. Segundo a psicologia das cores, o violeta remete à tecnologia e à ciência, mas ao mesmo tempo se relaciona à fantasia e à magia.

Antigamente, a cor violeta foi amplamente associada à nobreza e ao poder. Além disso, esta cor transmite a ideia de vaidade e extravagância, bem como remete ao desejo e à atenção.

Principais associações da cor violeta:

Luxo, atitude, dignidade, vaidade, alquimia, calma, extravagância, controle, nobreza, poder, tecnologia, magia e ciência.

Rosa 

cor rosa

Segundo a psicologia das cores, o rosa é majoritariamente associado ao universo feminino. Essa cor é composta por duas cores totalmente opostas: o vermelho e o branco, que explicaremos a seguir. Além disso, suas principais associações são a amabilidade, o charme e a cortesia

A cor rosa pode possuir sentidos totalmente opostos, oscilando entre a sensibilidade, a mansidão e a doçura, e a paixão, o amor e a intensidade. Além disso, o rosa possui personalidade forte, sendo utilizada para descrever sentimentos e emoções específicas.

Principais associações da cor rosa:

Encanto, doçura, delicadeza, cortesia, charme, amabilidade, suavidade, paixão, amor e mansidão

Preto

cor preto

É amplamente discutido se o preto seria ou não uma cor. Segundo a ciência, o preto é a ausência de cores. No entanto, dentro da psicologia das cores, o preto é considerado uma cor devido aos amplos efeitos que este causa nos seres humanos. 

O preto é associado pelos jovens à modernidade, ao luxo e às roupas na moda. Contudo, as pessoas mais idosas costumam ver o preto como símbolo de luto, escuridão e morte. Além disso, a cor preta também se relaciona com a magia, o mistério e a introversão, e possui certa carga negativa.

A cor preta também transmite a ideia de elegância, sendo a mais utilizada para roupas e objetos luxuosos. Além disso, o preto remete à noite, ao céu noturno, ao místico e ao mistério. 

Principais associações da cor preta

Morte, luto, magia, luxo, mistério, maldade, sujeita, elegância, rebeldia, objetividade, credibilidade, peso, dureza, violência, noite e culpa.

Branco

cor branco

Assim como o preto, o branco, pela ciência, não é considerada uma cor só – ela é a junção de todas as cores. Mas, na psicologia das cores, o branco é considerado uma cor como qualquer outra.

A cor branca é associada à inocência, à limpeza e à pureza. Além disso, o branco está diretamente relacionado com o bem, a verdade e a honestidade, exprimindo clareza e exatidão.

Principais associações da cor branca:

Paz, bondade, pureza, verdade, simplicidade, verdade, perfeição, inocência, otimismo, harmonia, leveza, divindade, neutralidade, clareza, modéstia, exatidão e objetividade.

Marrom

cor marrom

Segundo as pesquisas realizadas por profissionais da psicologia das cores, o marrom é a cor que possui a maior taxa de rejeição entre as pessoas, tanto o público masculino quanto feminino. 

O marrom remete à preguiça e à imbecilidade por alguns. No entanto, também pode ser associada ao aconchego e à segurança. Além disso, é uma das cores que mais combina com as demais, sendo adequada para diversas situações.

A cor marrom também se relaciona com o feio, desagradável, antipático e antiquado, sendo remetida à sujeira e excrementos, sendo a cor da decomposição. Contudo, o marrom também se associa aos sabores fortes, como o café e o cacau por exemplo. Além disso, móveis e tapetes na cor marrom possuem a sensação de aconchego.

Principais associações da cor marrom:

Sujeira, terra, natureza, madeira, segurança, decomposição, feio, preguiça, imbecilidade, negativo e velho.

Cinza

cor cinza

Segundo a psicologia das cores, o cinza é uma cor que não possui força, sendo remetida à neutralidade e à resignação. É uma cor que até combina com as demais, mas, sozinha, representa indefinição, não sendo quente nem fria.

Na cor cinza, o branco nobre está “sujo” e o preto poderosos está “fraco”. É a cor dos sentimentos sombrios como a solidão, o vazio e o tédio, além de se relacionar com a insensibilidade e a insegurança.

O cinza também pode ser a cor da tecnologia e da inovação, além de poder representar a maturidade e a razão.

Principais associações da cor cinza:

Seriedade, decadência, neutralidade, tédio, velhice, chatice, solidão, sombrio, hostil, maturidade, tecnologia, sujeira, reflexão, passado e feio.

A Futura Express

A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.

Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.

Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.

Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!

Nara Silva
Nara Silva
Nara é estudante de Jornalismo, apaixonada pela análise de esportes e por livros, e faz parte da equipe de Marketing e Conteúdo da Futura Express e Futura Convites. A Nara adora sair com os amigos, sempre está disposta a ajudar o próximo e não dispensa uma boa xícara de café. Conheça mais os seus textos!

Leave a Reply