O livreto consiste em um livro pequeno, feito de papel em formatos menores e com uma quantidade de páginas menor que a de um livro comum (de 8 à 24 páginas). Além disso, o livreto possui o acabamento em grampos e pode ser utilizado para informativos, apresentações institucionais, histórias, livros de receitas, manuais, etc.
O livreto é um material que pode ser utilizado para os mais diversos fins. Desde a divulgação de serviços e produtos de empresas até a produção de histórias ilustradas, os livretos são bastante versáteis e simples de se fabricar.
Pensando nisso, a Futura Express preparou este artigo para te ajudar explicando tudo sobre o que é livreto. Vamos lá?
O que é Livreto?
Um livreto é um livro pequeno e pode ser produzido em inúmeros formatos e tamanhos. Geralmente o livreto possui o formato A5 ou A6, e contém de 8 à 24 páginas, com capa de papel e acabamento em grampos.
Os livretos podem ser aplicados na produção de livros de histórias curtas, manuais de instrução, livros de receitas, apresentações de empresas, divulgação de produtos, serviços ou eventos, e diversos outros materiais.
Para demandas que precisem de muitas informações, que sejam grandes demais para caberem em flyers e folders sem que estes fiquem desorganizados, a produção de um livreto é ideal. Assim, quem receberá o livreto poderá ver de forma mais clara todas as informações, sem que fiquem desorganizadas e de difícil leitura.
Por causa das suas dimensões e tamanhos, os livretos possuem bastante utilidade para a divulgação dos mais diversos conteúdos, sendo assim eles podem ser livros de receita, manuais de instrução, divulgação de eventos e instituições, informativos empresariais e, inclusive, livros de histórias curtas e ilustradas.
Apesar do visual e do design dos livretos serem menores, ele pode ser bastante atrativo. Nesse caso, a capa pode ser bem trabalhada, bem como as suas informações internas devem ser de fácil leitura e identificação. Dependendo do modo como são apresentadas as imagens e demais signos visuais no interior de um livreto, ele pode muito bem ser considerado um belo trabalho de arte.
Design dos Livretos
1. Definição do conceito a ser transmitido
Antes de começar a pensar no design do livreto, é essencial ter bem definido qual é a mensagem que se deseja transmitir. Ou seja, é importante que se defina qual o conceito a ser passado para o público por meio da produção do livreto, principalmente na produção de livretos para empresas.
2. Criação do conteúdo
Depois de definir a mensagem a ser transmitida e adequá-la à perspectiva de quem vai receber o livreto, é preciso desenvolver o conteúdo. É importante certificar que todas as informações essenciais estejam presentes de forma direta e objetiva, no caso de livretos para empresas.
3. Escolha do design e personalização do layout
Antes de tudo, é importante realizar uma pesquisa de outros livretos do segmento para avaliar as características gerais da composição, como a estética, a disposição dos textos, combinações de imagens, combinações de cores, espessuras de linhas e traços, tipos de fonte usadas, etc.
Além disso, realizar uma análise crítica dos pontos favoráveis e também os pontos negativos visualizados vai ajudar a definir qual a ideia principal.
4. Inserção da Identidade Visual (Para Empresas)
Um dos principais objetivos de se fazer um livreto é a transmissão do conceito da empresa. Por isso, é essencial que o nome, as cores da empresa e a logomarca da empresa estejam presentes.
É primordial que as informações de contato estejam incluídas no livreto, afinal, é a forma do consumidor entrar em contato com a empresa. Por isso, informações como telefone, endereço, e-mail, site, blog, entre outros, são essencial e precisam de estar presentes.
5. Revisão e Impressão
Por fim, revise todo o conteúdo e layout do livreto e, posteriormente, envie o arquivo para ser produzido.
Faça já o orçamento de seus livretos!
A Futura Express
A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, para que haja qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. Afinal, a equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.
Com mais de 20 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.
Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.
Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!
Leave a Reply