Impressão & Design

Corte e Vinco – Aprenda como funciona uma Máquina de Corte e Vinco

Corte e VincoCorte e Vinco

Você já ouviu falar em Corte e Vinco? Esse tipo de serviço gráfico é um dos mais comuns e pode ser encontrado em diversos materiais. Por exemplo: envelopes, imãs, cartões de visita especiais, embalagens, etc. 

Confira o artigo preparado pela Futura Express para facilitar a compreensão de como funciona o corte e vinco. Vamos lá?

O que é Corte e Vinco?

O corte e vinco nada mais é do que uma série de lâminas dobradas e fixadas em uma madeira. Estas lâminas são afiadas nos locais onde deverão cortar e ficam sem afiação onde existirão as dobras no material.

A confecção delas é manual, de modo bem primitivo. O molde (folha impressa) é fixado sobre a madeira e com um martelinho fixa-se a lâmina, dobrando-a onde for necessário. O trabalho é totalmente artesanal.

Perceba que o processo exige grande habilidade manual e a faca precisa ficar totalmente plana para funcionar perfeitamente.

Na maioria das gráficas ainda se usa esse processo, mas novas tecnologias estão abolindo o uso das facas, como você verá adiante.

Processo Tradicional de Corte e Vinco

máquina corte e vinco

Basicamente, é utilizada uma máquina tipográfica comum ou especialmente feita para este fim. Posteriormente, acopla-se a faca na máquina, e, uma a uma, as folhas são coladas no batente correto, realizando o corte do material.

As impressoras tipográficas devem ser adaptadas retirando-se o sistema de tintas pois, dependendo da complexidade da faca, podem não aguentar o trabalho. As máquinas especialmente construídas para o corte e vinco conseguem realizar qualquer demanda.

Também existem as máquinas planas simples, que são bastante utilizadas por pequenas empresas. Neste processo, a faca e o material a ser cortado passam por dois rolos de contrapressão.

Facas de Corte e Vinco

Faca de Corte e Vinco

No processo de corte e vinco, como citamos anteriormente, são utilizados dois principais elementos: a matriz, que chamamos de faca e a própria máquina de corte e vinco

A faca é composta em sua maior parte por madeira, sendo a responsável por sustentar as lâminas. A máquina de corte e vinco é o local onde a faca será fixada e, posteriormente, as folhas serão colocadas.

Plotter de Recorte x Corte e Vinco

Um plotter de recorte custa aproximadamente o mesmo que máquinas de corte e vinco. Além disso, o router presente nessas máquinas sai por preços aproximados ao das máquinas de corte e vinco profissionais.

A grande diferença está nas grandes tiragens, onde o custo da faca fica diluído na quantidade cortada e o tempo de corte é apenas o da batida da máquina (alguns segundos).

Nas tiragens pequenas, o plotter de recorte leva vantagem em custo e tempo (fazer uma faca complexa é um trabalho bastante demorado).

A Futura Express

A Futura Express é uma gráfica que é movida pelo desafio de realizar ideias em comunicação impressa personalizada, com qualidade de impressão e soluções inovadoras e eficazes. A equipe capacitada, antenada e versátil tem em seu DNA a sede por inovações, a busca incessante por tecnologias de ponta e o zelo pelo bom atendimento consultivo.

Com mais de 19 anos de mercado, a Futura Express tem o desafio de integrar, em um mesmo fornecedor, uma ampla rede de soluções na área gráfica que vai desde o cartão de visitas até o maiores projetos de comunicação visual.

Essa rede de soluções aliada ao extenso portfólio de mídias, acabamentos especiais, recebimento de arquivos online, ferramentas incríveis para gerar seu orçamento na hora e a comodidade de receber suas demandas onde quiser, fazem da Futura Express a gráfica mais completa para realizar todos os seus projetos gráficos.

Conheça todos os produtos da Futura Express e solicite um orçamento!

Nara Silva
Nara Silva
Nara é estudante de Jornalismo, apaixonada pela análise de esportes e por livros, e faz parte da equipe de Marketing e Conteúdo da Futura Express e Futura Convites. A Nara adora sair com os amigos, sempre está disposta a ajudar o próximo e não dispensa uma boa xícara de café. Conheça mais os seus textos!

Leave a Reply