Psicologia das Cores: como as cores das peças influenciam nas vendas

Você sabe o que o estudo das cores tem a ver com vendas?  Sabemos que no mundo dos negócios, vender é uma arte que engloba diferentes aspectos. Além de ser preciso uma boa ideia/produto, bons argumentos e persuasão por meio de campanhas de marketing e propaganda, são fatores que corroboram para que um negócio e empresa tenham sucesso.

Mas, você já parou para pensar na psicologia das cores e no quanto isso pode ser relevante para influenciar os clientes e público alvo a adquirir os produtos?

O estudo das cores: alavancando as vendas

Em um âmbito onde o aspecto visual possui extrema relevância, utilizar as cores para despertar desejos e sensações no público, a influência no que diz respeito às decisões de compra das pessoas é inegável.

Chamado de psicologia das cores, este estudo atribui significados para cada tipo de cor e indica quais sensações e finalidades elas poderão exercer no mercado, configurando então o uso das cores como uma ótima ferramenta para aumentar as vendas de determinado negócio ou produto.

Psicologia das Cores

E se levarmos em conta uma recente pesquisa que aponta que, cerca de 84,7% das pessoas acreditam que, dentre tantos fatores importantes na escolha de um produto, o mais importante é a cor, e 93% priorizam o aspecto visual (que inclui a cor, obviamente) não restam dúvidas que conhecer melhor a psicologia das cores é uma das principais chaves para fazer sucesso no meio empreendedor.

Algumas cores, significados e aplicações

Cores quentes e frias

As cores se dividem em grupos, cujos mais conhecidos são:

  • As cores primárias: consideradas as primeiras cores, ao serem misturadas podem criar todas as outras cores. São elas: vermelho, amarelo e azul.
  • As cores secundárias: obtidas através da mistura de duas cores primárias. São elas: laranja, verde e violeta.
  • As cores terciárias: resultado da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São elas: vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.

Agora vejamos significados e sensações que determinadas cores podem exercer no público em geral:

  • Vermelho: tida como a cor mais dinâmica, peças publicitárias e materiais promocionais que investem neste tom tem o poder de apaixonar e emocionar os clientes. Ela desperta a sensação de confiança e chama o público à ação. É muito usada em liquidações pois cria um ambiente de urgência e trabalha também com a questão de estímulo à fome, o que justifica sua ampla utilização em fast-foods.
  • Amarelo: cor quente que produz a sensação de acolhimento e felicidade, despertando nas pessoas a interatividade, além de favorecer a concentração e estimular a parte intelectual. No setor de vendas, é muito usada para captar a atenção e detalhar aspectos, demonstrando clareza.
  • Azul: o tom famoso por inspirar confiança está muito ligado ao setor corporativo. É ótimo para propagar segurança e crença na marca, despertando calma e também produtividade.
  • Laranja: estimulante, a cor laranja passa a sensação amigável e equilibrada. Denota alegria, bons sentimentos, ação e energia. Com isso, consegue chamar a atenção e consegue provocar em pessoas impulsivas, o desejo de aquisição de determinados produtos. Marcas que investem neste tom são consideras pelo público como confiantes, alegres e amigas.
  • Verde: cor relacionada com algo estável, ligada também com questões como tranquilidade e saúde. É capaz de cessar sensações negativas como de stress, sendo muito usada campanhas relativas ao meio ambiente e natureza. Exerce sensação de alivio e relaxamento aos clientes, harmonia e paz.
  • Roxo: sabedoria, sucesso e riqueza são os principais adjetivos atribuídos ao tom roxo na escala das cores e sua psicologia. Estimula criatividade e espiritualidade nas pessoas, e é muito usado em campanhas publicitárias de produtos de beleza e anti-idade. Marcas associadas a esta cor são tidas como criativas e inteligentes.

Viu como a psicologia das cores pode influenciar tanto nas peças publicitárias e vendas de produtos e serviços, quanto na percepção e ideia que as pessoas fazem de determinadas empresas?

Você costuma levar em consideração o estudo das cores na elaboração de seus projetos? Conte pra nós e deixe suas dúvidas.

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