Como criar um folder?

Muito usado como ferramenta de divulgação, bem como material promocional, o folder pode ajudar, e muito, a atrair potenciais clientes desde que seja produzido de maneira criativa e correta para assim transmitir de maneira eficaz a mensagem a qual ele se propõe.

Você sabe como criar um folder de alto impacto e de destaque? Contaremos a seguir:

  • Planeje o folder

Sessões de “brainstorming” são ótimas para planejar o material. Busque as referências, inclua novas ideias e procure passar a identidade da empresa. Pense numa maneira simples de atrair as pessoas, destacando as informações relevantes de forma sucinta a respeito da empresa ou do produto a ser vendido. Procure passar para o cliente soluções, frases positivas, motivacionais, e sobretudo, informá-lo  acerca do que você pretende vender.

Faça um briefing listando as necessidades, os objetivos, o publico alvo, o conteúdo necessário para transmitir a mensagem desejada e o estilo desejado. Tendo bem definido estas informações, fica bem mais fácil escolher o tamanho do foder, a quantidade de páginas necessárias para conter as informações, o estilo a seguir (infantil, clássico, corporativo, vintage, etc), as cores e imagens mais adequadas para uma boa comunicação deste produto.

A escolha de acabamentos especiais como, corte diferenciado do contorno, laminação, verniz localizado, hot stamp dentre outros, depende muito destas informações do briefing.  Por exemplo, quanto mais requintado um publico alvo, maior a necessidade de um folder mais bem elaborado, com acabamentos diferenciados fazendo com que seu folder “converse” de forma mais eficiente com o seu potencial consumidor.

  •  Pesquise

Um ótima dica, antes mesmo de sair criando, é fazer uma pesquisa de outros folders no mercado. Esta pesquisa pode ser na internet ou alguma outra fonte de referência que você possua. O objetivo não é copiar as ideias, mas sobretudo para ter um “norte”, ou seja, uma referência ou um estilo a seguir. Nesta pesquisa, procure avaliar as características gerais da composição, como a estética, a disposição dos textos, combinações de imagens, combinações de cores, espessuras de linhas e traços, tipos de fonte usadas. Faça uma análise crítica dos pontos favoráveis e também os pontos negativos visualizados.

[Leia mais] 5 dicas para que o convite do seu evento fique incrível

  • Escolha um software adequado para criação do folder

Um bom software de criação facilitará e muito a montagem do material. Os principais utilizados no mercado profissional são o Adobe InDesign, Illustrator, Photoshop, CorelDraw e o QuarkXPress. Estes softwares são preparados para lidar com imagens, cores, formatos, textos e possuem  todas as características necessárias para se gerar um arquivo que será impresso com muita qualidade.

Existem também outras opções mais simples para quem tem menos conhecimento técnico . O MyCreativeShop e o Canva.com por exemplo, são ferramentas on-line de simples utilização. Você escolhe uma arte entre alguns templates e em seguida faz as alterações e customizações necessárias. Mas se você realmente precisa de algo mais customizado e elaborado, a utilização dos softwares profissionais é o mais indicado. Se necessário, contrate um profissional de design especializado.

Assim como os softwares acima são os indicados para criações gráficas, existem também os que devem ser evitados! Dentre os que devem ser evitados para criação deste tipo de produto gráfico estão o Microsoft Word, o PowerPoint e o Excel, não por serem softwares ruins, pois para as finalidades que eles se propõe, são excelentes:

  • Word: para textos, cartas, memorandos etc.
  • PowerPoint: apresentações, palestras etc.
  • Excel: Planilhas e cálculos.

Os principais motivos pelos quais estes softwares são inadequados para  criação de arquivos de folders e produtos gráficos são:

  • Não existe controle nas cores: O que é  visto no monitor, geralmente não corresponderá ao que será impresso. Isso significa que a impressora ou a gráfica são ruins? Não, o software é que não tem correção e controle de cores, sendo inadequado para trabalhos em que necessitem de cores precisas.
  • Dificuldade de trabalhar com formatos: Não existem ferramentas adequadas para a criação  das páginas visando a impressão, como sangrias (sobras necessárias para corte perfeito), marcas de corte e refile, marcas de dobras e outros. Você não consegue criar e visualizar por exemplo, páginas com dobras, criar formatos com cortes especiais.

Apesar de serem simples e dominados pela maioria das pessoas, evite criar seus folders no Word, Excel ou Powerpoint. Lembrando, seus textos até podem ser criados no Word, inclusive nele existem ferramentas de correção ortográfica que são ótimas. Mas para montagem final do folder, tais textos deverão ser copiados para um programa de edição gráfica profissional.

  • Invista no poder da regra de 3

Um gatilho mental comprovado por uma série de estudos, indica que o cérebro tem mais facilidade em “pegar” grupos de 3. O folder pode possuir, uma ou várias dobras, uma divisão em 3 partes pode ser bem favorável (duas dobras), porém, você poderá investir também em 3 imagens chamativas em uma página, e 3 tipos diferentes de fontes para que a leitura e visual se tornem agradáveis. Escolha também as cores, geralmente, no máximo 4 cores é o suficiente e ideal para não “poluir” o folder e/ou torná-lo confuso.

Lembre-se, isso não é uma regra a ser seguida de forma absoluta, pois nem sempre é possível adequar desta forma as informações. Use como referência e com bom senso.

  • Imprima o folder

Concluído o folder em seu aspecto de criação digital, com linguagem e textos dinâmicos e simples, imagens atraentes e de bom gosto, com designer e cores que combinam,  é hora de imprimir o projeto.

Procure por uma gráfica especializada que ofereça alta qualidade de impressão, pois não adianta o arquivo ter sido criado da melhor forma possível, com melhores softwares, com as melhores imagens, pelos melhores profissionais, se na hora imprimir a gráfica escolhida não tem qualidade.  A escolha errada da gráfica pode colocar tudo a perder.

A Futura Express possui profissionais especializados, além um parque de equipamentos de ponta para garantir a qualidade do seu impresso. Além disso, produzimos a quantidade que você precisa, desde uma única unidade a centenas de milhares de impressos. Conte conosco para produzir seus folders com qualidade!

Comente!!

comments

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]