5 dicas para um briefing perfeito

Um projeto sempre começa a partir de uma ideia, que vai se formatando aos poucos até ganhar os primeiros passos. Mas, para trabalhar nesse projeto é preciso de algo: um briefing. Um emaranhado de informações importantes que vão nortear todos que estiverem na realização do mesmo.

O briefing tem uma função super importante: determina toda a linha criativa de um projeto. Seja uma arte, texto, produção de vídeos etc. Pensando nisso, separamos cinco dicas para você produzir um briefing perfeito. Confira:

1. O que é?

É o primeiro passo para montar um briefing. Você precisa falar sobre o que é seu projeto, o que pretende com ele e o que pode fazer para chegar lá. Se você comanda um restaurante por exemplo, não é simplesmente dizer: “quero montar um novo layout de cardápio”, mas ir além: quais são seus objetivos com este novo layout? O que quer destacar: o preço ou as imagens do que seu restaurante oferece, por exemplo.

2. Seja estratégico

Coloque no seu briefing todas as informações necessárias, como pesquisas de mercado, faturamento, riscos, ameaças e anseios. Já que você estará trabalhando com pessoas confiáveis, não terá problema em dar essas informações. Tudo isso fará com que seu projeto tome forma de acordo com as características da sua empresa.

3. Qual é o prazo?

Para que algo saia do papel é preciso definir uma data de entrega. Separe as fases do seu projeto com datas, como planejamento, implementação e até mesmo um tempo de análise (que, dependendo será constante).

4. Estipule um valor

Hoje em dia, a atenção deve ser redobrada quanto aos gastos. É possível que seu projeto precise de auxílio de terceiros, ferramentas e outras coisas que envolvam dinheiro, já parou para pensar nisso? Pesquise antes de estipular um valor para que tudo seja mais próximo do real. Não tente economizar com algo que não exista essa possibilidade.

5. Consistência

Com todas as etapas acima bem definidas, você terá uma visão geral do seu projeto, garantindo consistência para ele. Seja fiel realista ao que você ou sua empresa poderão oferecer para que seu briefing tenha finalidade. Sabe a história do cardápio aí de cima? Se o seu objetivo principal de um novo cardápio é mostrar a comida do restaurante, lembre-se de que os pratos que você oferece deverão ser fiéis as da foto que ilustrarão o cardápio.

E aí, gostou dessas dicas para montar um briefing? Você pode ler mais conteúdos aqui no nosso blog e comprar seus impressos totalmente online através do nosso site. Caso tenha alguma dúvida, é só deixar aí, nos comentários abaixo! 🙂

Comente!!

comments

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]